Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Etiquetas para CIs

Etiquetas com pinagem de CIs


Quando vamos fazer um circuito em protoboard usando circuitos integrados sempre precisamos ter a pinagem e funções dos pinos à mão para fazer as conexões corretamente. Isso é especialmente incomodo quando temos vários cis e temos que ficar procurando a pinagem nas datasheets e databooks. Isso torna a montagem demorada e suscetível a erros, basta uma distração e podemos queimar um ci por bobeira.
Como tinha uma caixinha com vários cis TTL (tá certo, ninguém usa mais isso, mas a idéia serve pra qualquer ci), resolvi colar umas etiquetas com as pinagens dos cis em cima deles pra facilitar a identificação dos pinos.  Inicialmente eu apenas colava um pedacinho de etiqueta adesiva e desenhava ou escrevia as funções dos pinos. Mas o papel é pequeno demais e precisa escrever com lápis com ponta fina ou caneta bem fina, senão fica tudo ilegível.
Com tempo pude desenhar no Coreldraw e depois imprimir os desenhos e pinagens dos cis e assim ficar um pouco mais legível (o problema é o tamanho das letrinhas, mas com lente de aumenta ainda vai...).
Vejam as etapas:

Primeiro desenhar e escrever no Corel na escala correta (real), aqui uma amostra dos desenhos:

A seguir fazer a impressão (melhor em papel adesivo) e recortar (dá trabalho) os pequenos "cis" de papel:

A seguir colar os papelzinhos sobre os cis de verdade:


Usando o ci etiquetado na protoboard do meu laboratório:

A idéia serve pra todos os cis com tamanho suficiente pra ter uma etiqueta colada e pode ajudar desenvolvedores e estudantes em laboratório a montar os circuitos com menor chance de erro e maior facilidade.