Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

instruções dos PIC 16F

TABELA COM INSTRUÇÕES DOS MICROCONTROLADORES PIC


Download: http://www.filedropper.com/picinstr


Fiz essa planilha faz tempo e resolvi compartilhar no Blog. Ela contem as instruções em linguagem de máquina dos PICs das séries 16F (palavras de 14 bits) e 18F (palavras de 16 bits), com o mnemônico, código binário, operandos e um resumo da operação realizada. Na planilha das instruções 18F dá pra simular e verificar o funcionamento de algumas instruções (lógicas, aritméticas, e de deslocamento), com os resultados nos registradores e bits de flags do status.

Acredito que essa tabela possa ser útil pra aprendizado de programação de PIC, principalmente pra quem gosta de programar em assembly.

Caminhando um pouco para a direita da planilha, podemos ver a tabela de simulação das instruções, onde a entrada de dados nos operandos (registradores e bits de status) deve ser feita nas células com caracteres em vermelho.

Observado que esse recurso só está implementado na planilha de instruções dos 18F, mas algumas instruções funcionam da mesma forma nos 16F.  Como o conjunto de instruções dos PIC é reduzido (RISC) não é muito difícil depois de um tempo decorar e aprender rapidamente o que faz cada instrução.