Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2013

CI 555 discreto

CIRCUITOS DESINTEGRADOS

Não, não estou falando de uma placa que sofreu uma descarga de um raio emitido por alguma arma marciana (tipo dos desenhos do Pernalonga), mas da moda de montar circuitos eletrônicos utilizando transistores e outros componentes discretos no lugar de usar circuitos integrados que seriam mais simples, baratos e miniaturizados. Indo contra a maré dos microchips atuais, muita gente lança kits de relógios, computadores e mesmo kits para emular um circuito integrado conhecido. No meio audiófilo é comum se dizer que utilizar amplificadores operacionais feitos com componentes discretos teria uma qualidade sonora muito melhor do que circuitos construídos com AOs integrados.
Eu já conhecia computadores feitos com transistores, relógios digitais com transistores, onde as portas lógicas, flip-flops, contadores, registradores são todos compostos por transistores discretos, como os desses links:
computador de circuitos discretos
relógios digitais

Mas o Eduardo me passou um link pra dar uma olhada num circuito joule thief, e na mesma página havia um link para um kit curioso:  uma placa para montar um circuito integrado 555 com componentes discretos. É um kit sem muita utilidade prática, dado a dimensão dele comparada com um ci de 8 pinos DIP, é pouco prático pra ser usado, mas tem suas vantagens do ponto de vista didático e de aprendizagem. Deem uma olhada nas fotos:

Comparando o circuito desintegrado com o circuito integrado

A placa com todos os componentes discretos

O esquema do 555 discreto com 26 transistores

Diagrama de blocos do 555

Outro dia eu havia feito um circuito do 555 num simulador, mas não tive sucesso em fazê-lo funcionar, mas foi usando um diagrama de uma datasheet da Intersil, onde ainda havia os comparados e portas lógicas que compunham o flip-flop.  Agora com esse novo esquema mais desintegrado tenho uma outra alternativa para simulação.  Além é lógico da possibilidade de montar o circuito discreto pois os componentes são de fácil obtenção, sendo necessário apenas paciência, tempo e atenção.

Para quem quiser saber mais ou comprar o kit do 555: