Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Vacuum Tube Voltmeter VTVM

VTVM

Um dos meus instrumentos mais antigos é um VTVM (vacuum tube volt meter) de marca Leader modelo LV-76A. Um VTVM chamado também de voltímetro eletrônico era um valioso instrumento da era dos circuitos a válvula pois apresentava uma grande impedância de entrada (>10Mohms) e portanto influenciava muito pouco nas medições de circuitos eletrônicos graças à válvulas triodos dos seus circuitos internos. Hoje os modernos multímetros digitais podem até ter a mesma impedância ou maior do que os VTVMs, inclusive maior precisão, mas nenhum tem o charme e nostalgia desses aparelhos que parecem lancheiras, com seu grande visor analógico com ponteiros e escalas múltiplas, que precisava ser ligado bem antes de ser usado, para aquecer bem a válvula e deixar as medições estáveis.
Recentemente consegui o esquema dele e uma idéia de um circuito eliminador de pilha de 1,5V que é usada pra realizar as medições de resistência. Como a pilha com o tempo perde a carga e pode vazar, estragando os componentes e os contatos internos desse valioso instrumento, logo fiz o circuitinho com um regulador LM317T numa placa universal e instalei no lugar da pilha. Seguem abaixo a foto do aparelho, esquema do VTVM e esquema do eliminador de bateria:


Pretendo ainda um dia fazer um VTVM a partir dos esquemas básicos (todos eles são muito semelhantes) usando um microamperímetro, válvula 12AU7 e 6AL5.