sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Calibração de Voltímetros com o AD584

Circuito Integrado AD584


Quando temos alguns multímetros na bancada, depois de algum tempo eles se descalibram e podem fazer medições com um certo erro. O pior é que não saberemos qual faz uma medição correta e qual mede um valor com um certo erro.

Para resolver esse problema é preciso ter um padrão confiável  para fazer a comparação. No caso de tensões em corrente contínua de baixo valor, existe um circuito integrado que fornece valores de tensões padronizadas com uma precisão suficiente para uma calibração e comparação dos multímetros em modo voltímetro CC.

O AD584 da Analog Devices é um circuito integrado usado como referência de tensão, e pode fornecer valores de 10 V, 7.5 V, 5 V e 2.5 V com precisão de 0,3% graças à calibração por laser na fábrica. Para sua utilização um circuito muito simples é necessário, basta alimentá-lo com 15 V estáveis e um capacitor de 10 nF a 100 nF entre os pinos 6 e 7. As tensões são obtidas jumpeando alguns pinos conforme a tabela abaixo:

























Meu multímetro mais novo é um Aneng True RMS e de fato ele está bem calibrado, mediu os três valores com exatidão:

 


A seguir testei o multímetro DT830B  bem velhinho mas ainda bem funcional. Ele apesar do tempo de uso apresentou valores aceitáveis e sem necessidade de uma calibração:


O próximo é um SANWA PM3 de bolso, que também é novo e está bem calibrado:


Agora um multímetro analógico FT360 que eu tive que ajustar um trimpot para que a medição ficasse correta. Há apenas um trimpot que fica em série com o galvanômetro, de forma que o ajuste é bem simples:



Feito o ajuste, as medidas ficaram bem precisas:




Outro multímetro analógico que eu tenho há 35 anos que apresentou medidas um pouco abaixo, mas  dentro do aceitável e como eu não achei um trimpot para ajuste vai ficar assim mesmo:







O teste com um FLUKE 111 True RMS também teve valores bem precisos:



Por fim testei meu voltímetro eletrônico de alta resistência já mostrado neste blog. Também teve medidas aceitáveis:




A montagem do ci foi em protoboard e alimentado com 15 V.